CARNAVAL ROBÓTICO


Qual a reação do nerd quando pensa em carnaval? A primeira é “odeio carnaval”, a segunda “opa, quatro dias pra ficar no PC”. Mas dando uma olhadela menos preconceituosa não é que há relação entre escolas de samba e nerdices?

Além da mulherada com pouca ou nenhuma roupa, o maior destaque dos desfiles das escolas de samba são os carros alegóricos. E é interessante notar o quanto de robótica é aplicado na construção desses veículos, e também como os sambas enredo englobam os mais variados temas. Ok, talvez seja mais fácil caracterizá-los como marionetes gigantes, mas a princípio funcionam da mesma forma. Ao invés de engrenagens e circuitos o que move as articulações dessas coisas é a velha força bruta humanóide, o que para os carnavalescos é muito mais confiável.

O interesse por robôs é universal, o apelo dessas máquinas não se limita a amantes de tecnologia e cinema de ação, pois todo homem quer para si o poder da criação, o poder de Deus. A cultura pop pode vulgarizar certas discussões que rolam a décadas entre os especialistas e amantes do gênero, porém sem o grande público que recebe e consome essas obras, acredito que tampouco existiria material para os criadores dessas obras. Afinal, todos os robôs da ficção são extensões do ser humano. E tem algo mais interessante que os humanos ? Existe obra de ficção cientifica em que os dilemas humanos não sejam o mote ? Por isso não reclamo e nem acho heresia quando uma festa que inicialmente nada tem a ver com “meu mundo” se apropria do Sonny, unidade robótica do filme Eu, Robô. Em 2010, a carioca Acadêmicos do Salgueiro apresentou o tema Histórias Sem Fim, onde o livro é uma extensão da memória e da imaginação. O samba enredo  conta a história da literatura fantástica, e para representar a ficção cientifica foi criado um incrível carro baseado no filme do Will Smith.

Outra escola carioca, a Acadêmicos da Grande Rio, em 2008 fez um carro alegórico que nada mais era que a versão gigante e pilotável do robô Ambiental Híbrido Chico Mendes, fazendo uma homenagem a importância do gás (?) em nosso dia a dia. A máquina foi criada pelo laboratório de robótica Cenpes (da Petrobras) para inspecionar dutos de combustível e posteriormente começou a ser usado para monitorar águas amazônicas difíceis de acessar com barcos. Curiosos que no mesmo desfile tinha um outro carro que lembrava muito o Robocop.

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagem do blog Mundo Robô do nosso amigo Rodrigo Candido

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário