CRIANÇAS DIGITIAS X EDUCAÇÃO DIGITAL


Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies afirma que 69% das crianças aprendem primeiro a usar um computador antes de atividades comuns como amarrar um sapato.

A pesquisa, realizada no final de 2010, entrevistou mais de 2200 mães com acesso à internet e que possuíam filhos em idades entre 2 e 5 anos.

Com as mudanças no cenário da educação infantil em comparação a 30 anos atrás, nota-se que as crianças hoje aprendem mais com a tecnologia do que com atividades comuns delineando assim um novo formato para a nossas crianças, pois estas já nascem “plugadas”.

A pesquisa observou que filhos de mães com mais de 35 anos (40%) já sabiam escrever o próprio nome, enquanto filhos de mães com menos de 34 anos (35%) não sabiam escrever.

Hoje 58% das crianças sabem jogar jogos no computador, porém apenas 20% sabem nadar ou andar de bicicleta (43%).

Entre os entrevistados, apenas 9% afirmou saber amarrar um tênis ou sapato. Mas 19% não tiveram problemas em utilizar aplicativos em smartphones.

Especialistas observam que ter esses conhecimentos em informática será bom para as crianças no futuro, mas ressaltam a importância de monitorar o uso do computador para evitar um aumento na violência – em casos onde pais não controlam a privacidade das informações que os filhos circulam na internet -, e de possíveis problemas de convívio social.

Embora 28% dos meninos e 29% das meninas soubessem realizar uma chamada pelo celular, somente 20% deles sabia utilizar o telefone 911 para casos de emergência.

Percebemos na pesquisa que a tecnologia tem ajudado no aprender, mas se não for bem orientada ela pode não ser assim tão boa. As novas ferramentas tecnológica necessitam de orientação e boa utilização para que os pais não prejudiquem a educação dos filhos.

 São justamente nestes critérios que a robótica educacional ganha pontos, pois ela incentiva o trabalho em grupo e faz uso da prática para a construção do saber, sem falar da relação interdisciplinar que é largamente utilizada. Esta pesquisa mostra que a robótica pedagógica esta no caminho certo no que se diz respeito à educação tecnológica.

Mesmo assim mostra que os pais possuem um papel fundamental na educação dos filhos, pois não aprendemos amarrar os sapatos, andar de bicicleta ou ligar para a emergência (911) com o computador ou na escola.

 Texto adaptado de Monica Campi, de INFO Online

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s