VELOCIDADE ESCALAR INSTANTÂNEA E MÉDIA


 

PLANO DE AULA

Estrutura curricular:                                                             

Autor: Lelino Pontes

Modalidade: MÉDIO

Componente curricular: FÍSICA/VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA E INSTANTÂNEA

Tema: A VELOCIDADE MÉDIA E INSTANTÂNEA DO ROBÔ

Dados da aula:

O aluno poderá aprender com esta aula:

  • Intervalo de tempo.
  • Deslocamento escalar.
  • Variações de espaço e tempo.
  • Velocidade escalar média.
  • Transformações de unidades de velocidade.
  • Equações (formulas) para calcular as velocidades.

 Duração:

  • 2 aulas ou 100min para a montagem e programação do robô 
  • 2 aulas ou 100min para a atividade  prática.

 Conhecimento prévio:

  • Intimidade com kit de robótica (programação e montagem básicas)
  • Regra de três simples 
  • Medidas inversamente e diretamente proporcionais 
  • Unidades de comprimento e de tempo  
  • Transformação de unidades de comprimento e de tempo 

Estratégias e recursos:

  1. Etapa: Discutir com os alunos os conceitos de espaço, tempo e velocidade, mostrando a necessidade de transformar a unidade de velocidade. Nos sites http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12916/DisplaceDistance.swf?sequence=1 , http://www.youtube.com/watch?v=p8yWm8kthKs&NR=1 e http://intercentres.cult.gva.es/iesleonardodavinci/Fisica/Animaciones/Animaciones02.htm encontramos simuladores e vídeos sobre o tema da aula. 
  2. Etapa: Dividir a turmas em equipes e propor a montagem de um veículo com rodas ou de esteira usando o kit da lego. Um exemplo da montagem  pode ser encontrado no blog: https://lelinopontes.wordpress.com/ na categoria montagens NXT; 
  3. Etapa: Programar o veículo de acordo com a montagem escolhida (com a atenção na escolha da velocidade). 
  4. Etapa: Marcar no piso da sala (com fita adesiva) a distancia de 1m (um metro) em linha reta. Colocar o veículo no ponto de partida e marcar o intervalo de tempo (com um cronometro digital) que ele leva para realizar o deslocamento. Pedir para os alunos colocarem os dados no quadro em forma de tabela. Repetir este procedimento aumentando a distância (deslocamento). Calcular as respectivas velocidades e mostra as relações matemáticas. 
  5. Etapa: Incentivar a confecção de um gráfico espaço x tempo. 

 Recursos complementares:

Sites:

  Avaliação:

  •  Colocar para os alunos uma situação problema estipulando valores para a distância percorrida com um tempo pré-definido.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s