MÃO ROBÔ FEITA COM CAFÉ


Dentre tantas utilidades, o café está sendo usado também na robótica. Juntando-o a um balão, desses de festa mesmo, pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram uma espécie de mão robótica, sem qualquer tipo de garra, que segura objetos com muita facilidade.

Financiado pela DARPA, agência de pesquisas em defesa dos EUA, o projeto partiu da Universidade de Chicago, Universidade de Cornell e da empresa iRobot Corp. O funcionamento é tão simples que chega a ser inacreditável. O processo físico é denominado Jamming – aumenta-se a densidade para tornar a matéria mais rígida. Em outras palavras, o pó do café, que fica dentro do balão, torna-se sólido assim que o balão se molda ao objeto e o ar é sugado, agarrando o alvo. Quando a pressão libera o ar, o objeto se solta.

A “mão” é mesmo impressionante no quesito eficiência, pois tem uma excelente pegada. As garras podem não segurar um objeto com tanto jeito, com a mão se pode agarrar objetos extremamente frágeis, como um ovo de galinha, sem perigo de quebrar ou escapulir. Outros materiais bem mais pesados também podem  aderir sem qualquer problema. Coisas ainda mais impressionantes como pegar uma caneta e escrever ou mesmo segurar o copo pela borda e virar o líquido em outro recipiente é bem simples.

E é por essa fácil interação com objetos que, segundo um dos professores associados da Universidade de Chicago, Hod Lipson, o produto já poderia estar no mercado. Para Hod, é o mais longe que se foi quanto à interação robótica.

Antes da utilização do café, outros grãos como a areia também foram testados. A aderência da areia foi melhor, mas o peso era bem maior e o pó do café se mostrou ideal.

Gostou da postagem? deixe um comentário.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s