OBJETIVOS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL


Silvana do Rocio Zilli

A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO

FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E PRÁTICA

Dissertação de Mestrado

Florianópolis

2004

Além de propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, Zilli (2002), apresenta as seguintes competências que essa ferramenta pode desenvolver:

  • raciocínio lógico;
  • habilidades manuais e estéticas;
  • relações interpessoais e intrapessoais;
  • utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;
  • investigação e compreensão;
  • representação e comunicação;
  • trabalho com pesquisa;
  • resolução de problemas por meio de erros e acertos;
  • aplicação das teorias formuladas a atividades concretas;
  • utilização da criatividade em diferentes situações;
  • capacidade crítica.

Godoy (1997), apresenta outra classificação dos objetivos:

Objetivos Gerais:

  • construir maquetes que usem lâmpadas, motores e sensores;
  • trabalhar conceitos de desenho, física, álgebra e geometria;
  • conhecer e aplicar princípios de eletrônica digital;
  • construir ou adaptar elementos dinâmicos como engrenagens, redutores de velocidade de motores, entre outros.

Objetivos Psicomotores:

  • desenvolver a motricidade fina;
  • proporcionar a formação de habilidades manuais;
  • desenvolver a concentração e a observação;
  • motivar a precisão de seus projetos.

Objetivos Cognitivos:

  • estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas;
  • desenvolver a criatividade dos alunos;
  • analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos;
  • ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;
  • selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos;
  • reforçar conceitos de matemática e geometria;
  • desenvolver noções de proporcionalidade;
  • desenvolver noções topológicas;
  • reforçar a aprendizagem da linguagem Logo;
  • introduzir conceitos de robótica;
  • levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva;
  • utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
  • proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.

Objetivos Afetivos:

  • promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;
  • estimular o crescimento individual através da troca de projetos e idéias;
  • garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo;
  • desenvolver o senso de responsabilidade;
  • despertar a curiosidade;
  • motivar o trabalho de pesquisa;
  • desenvolver a autoconfiança e a auto-estima;
  • possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.

Gostou da postagem? deixe um comentário.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s