ENSINO TECNOLÓGICO(ROBÓTICA) NO APRENDER MATEMÁTICO



20150921_185515     Lelino Pontes

Podemos perceber, seja no lar, na escola, na indústria, no comércio, na fábrica ou na igreja, na cultura e no lazer, seja que área ou campo investigado que a tecnologia nos trouxe uma nova abordagem, um novo conhecimento, uma nova forma de pensamento, uma nova forma de expressão. Esta nova forma de viver nos faz trabalhar de maneira diversificada e com outro modelo de ensino, usando novas idéias para melhorar o que já esta na nossa vida.

Segundo Saymour Papert, “a escola está no contexto da sociedade e como tal, vive “ou deve viver” a mesma revolução tecnológica dos dias atuais”, esta frase de Papert pode resumir toda a necessidade que as escolas têm de utilizar as tecnologias educacionais, a sociedade esta pedindo para isto, e as instituições de ensino devem se adequar a esta modelagem social.

A cada dia vemos as ciências se fundirem a tomarem caminho interdisciplinar. Isto reflete na sala de aula onde isolar a matéria já não é mais uma boa forma de estudar a disciplina, assim não podemos mais conceber um educador focado em conteúdos teóricos, abstratos e descontextualizado socialmente e historicamente. A educação precisa buscar a compreensão e interpretação desse contexto para situar o educando no significado do humano e na compreensão do mundo que o abriga. Vimos que a disciplina de matemática possui de fato um trato muito apegado ao comportamento abstrato e ao formato tradicional de ministra aulas, e também a vemos como uma matéria extremamente necessária ao cotidiano da humanidade e para tanto devemos colocá-la em um patamar elevado.

Vemos que a robótica educacional pode sim fazer uma inserção tecnológica nas matérias como um todo, sem a preocupação de ensinar uma tarefa/ofício ao educando, mas sim em fazer despertar nesse indivíduo o valor da tecnologia, sua utilização e a capacidade e possibilidade que ele possui de poder transformar e criar novas tecnologias.

Ficou percebido que a robótica é viável ao ensino da matemática e que esta potencializa o aprender interagindo com o mundo da prática unindo as outras matérias da escola fazendo o aluno perceber o todo e não mais fragmentos de saberes. Fica sim ainda a evidência que a robótica pedagógica tem muito a ser desenvolvida, pois as possibilidades de montagem de peças em um kit de robótica mostram as infinitas formas e tipos de utilidade, e aplicabilidade que esta matéria vai nos propiciar. Deste ponto de vista firmamos que a robótica educacional é sem duvida uma forma de ensino moderno que possui eficiência comprovada e que mostra ótimos resultados práticos no ensino da matemática.

Gostou da postagem?  deixe um comentário.

3 Comentários

  1. muinto bom

  2. demais


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s