ROBÓTICA PEDAGÓGICA – LDB E PCNs


Alzira Ferreira da Silva

ROBÔEDUC: UMA METODOLOGIA DE APRENDISADO COM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Tese de Doutorado

Natal-RN

 2009

A utilização de quaisquer recursos em uma escola deve, em teoria, fazer parte do projeto político pedagógico da instituição de ensino. Com a robótica não seria (será) diferente. No entanto, se analisarmos as características pertinentes a robótica industrial, pode-se afirmar que a utilização da robótica em sala de aula possui os seguintes objetivos:

1-Desenvolver a autonomia, isto é, a capacidade de se posicionar, elaborar projetos pessoais, participar na tomada de decisões coletivas;

2-Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo: respeito a opiniões dos outros;

3-Propiciar o desenvolvimento de projetos utilizando o conhecimento de diversas áreas;

4- Desenvolver a capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema;

5-Desenvolver habilidades e competências ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático trabalho em grupo organização e planejamento de projetos envolvendo robôs;

6-Promover a interdisciplinaridade, favorecendo a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, ciência, historia, geografia, artes etc.

Esses objetivos estão de acordo com os objetivos estabelecidos na LDB [Brasil. Lei 9.394/1996] para o ensino fundamental.

Seção III

a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, as artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;

Assim como, para o Ensino Médio

Seção IV

IV- a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Estes objetivos estão, também, de acordo com os princípios estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs) [Brasil 1997] que indica que um dos objetivos do Ensino Fundamental é que os alunos devem ser capazes de utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento.

Desta forma, do ponto de vista legal, a robótica, também pode ser vista como instrumento de mediação na medida em que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental, destacados nos PCNs do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 551 outros seguidores